quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESTUDO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS - PARTE 2

Pergunta 351. No intervalo da concepção ao nascimento, o Espírito goza de todas as suas faculdades?

- Mais ou menos, segundo a fase, porque não está ainda encarnado, mas ligado ao corpo. Desde o instante da concepção, a perturbação começa a envolver o Espírito, advertido assim de que chegou o momento de tomar uma nova existência; essa perturbação vai crescendo até o nascimento. Nesse intervalo, seu estado é mais ou menos o de um Espírito encarnado, durante o sono do corpo. A medida que o momento do nascimento se aproxima, suas idéias se apagam, assim como a lembrança do passado se apaga desde que entrou na vida. Mas essa lembrança lhe volta pouco a pouco à memória, no seu estado de Espírito.

Pergunta 352. No instante do nascimento o Espírito recobra imediatamente a plenitude de suas faculdades?


- Não: elas se desenvolvem gradualmente, com os órgãos. Ele se encontra em uma nova existência; é preciso que aprenda a se servir de seus instrumentos: as idéias lhe voltam pouco a pouco, como um homem que acorda e se encontra numa posição diferente da que ocupava antes de dormir.

Allan Kardec, Livro dos Espíritos, edição LAKE, 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigado por sua participação!

DOUTRINAR E TRANSFORMAR - EMMANUEL - CHICO XAVIER

Meus amigos: Em verdade é preciso doutrinar para esclarecer. Mas é imprescindível, igualmente, transformar para redimir. Doutrinação q...