segunda-feira, 20 de junho de 2011

O PIRON DA ZEFA QUARESMA

Dias de angustiosa expectativa. Sofrimento que perpassa as fibras mais íntimas de nosso ser. E pedimos ao Pai Celestial clemência e misericórdia, a fim de minorar os pungentes sofrimentos de nossa sofrida mamãe.
Nosso Tio Audísio e Tia Carmelita, chegam, no sábado pela manhã, após momentos de tormentosas agonias de mamãe, para visitá-la.
Trazem palavras de alegria e encorajamento. Mamãe os reconhece, mesmo em sua confusão mental.
E Tio Audísio pergunta:
- Nercy, lembra-se do Piron?
Ela não responde, murmura alguma coisa inteligível...
Ele repete, solícito:
- Nercy, o Piron da Zefa Quaresma?
Mamãe nada responde. Tio, cabisbaixo, se retira do quarto e eu o acompanho.
Na sala, ele me fala sobre o tal Piron.
Era um cãozinho da Josefa, costureira que morava em frente à casa de Vovò Neguinha, na Atalaia. Chamavam-na de Zefa Quaresma, pois ela era muito religiosa, muito católica.
O tal Piron era um raio, e subia e descia a máquina de costura onde a Zefa Quaresma trabalhava para sustento de sua família. Era branquinho, e os quatro filhos do Vovô Leite e Vovó Neguinha, gostavam muito dele.
Nercy, Audísio, Doumuriez e Geruza, os primeiros filhos do casal, chegaram para morar em Atalaia vindos de Garanhuns e de Viçosa, onde a família morou apenas por três meses.
Vovô Leite negociava com arreios e produtos de couro para montarias e viajava sempre para Caruaru, onde comprava os produtos para revendê-los na Feira da Usina Brasileiro.
Vovó Neguinha, aos domingos, negociava em uma banca na feira de Atalaia, enquanto que vovô ia para a feira da Usina Brasileiro, que tinha muito movimento.
Mamãe não conseguiu recordar do Piron, mas sorriu quando Tio Audísio falou da Zefa Quaresma...
Um pouco de ternura para minorar tanto sofrimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigado por sua participação!

DOUTRINAR E TRANSFORMAR - EMMANUEL - CHICO XAVIER

Meus amigos: Em verdade é preciso doutrinar para esclarecer. Mas é imprescindível, igualmente, transformar para redimir. Doutrinação q...