segunda-feira, 26 de julho de 2010

VAI LAVAR OS PÉS, MENINO!

Antes de deitar, lavávamos os pés, que era a ordem de minha mãe Nercy.
O banheiro da casa da rua Barão de Anadia era escuro e a água era muito fria, e era um tormento tomar banho!
Quantas vezes eu enrrolava minha mãe, lavando os pés e as mãos e molhando o cabelo, dizendo que tinha tomado banho completo!
Escovar os dentes que era bom, nada! Aí, chupando balas e confeitos da venda da Dona Regina, e sem escovar os dentes, as cáries atacaram meus dentes! Também, pudera!
Ia brincar de carro com uma tampa de panela na mão, como se fosse um volante, e dobrava a esquina da rua Barão de Anadia com a rua da praia, e logo depois da mercearia dos irmaos Alves Pinto, ficava a vendinha da Dona Regina. Todo dia eu comprava pompeito lá. Uns redondinhos, branquinhos com uns tons vermelhos, ruinzinhos, mas que eu adorava! Comprava ou pedia a Dona regina, não lembro bem...
E o dia que roubei uma nota azul de dez cruzeiros, que valia muito na época, lembro que tinha a efígie do Tiradentes na nota,  para comprar "pompeito" na Dona Regina? Tirei o dinheiro da bolsa da mamãe, do guarda roupa do quarto dela.
Dona Regina, coitada, avisou minha mãe e devolveu o dinheiro. Acho que levei uma "pisa" por isto!
Tive que sofrer muito no prédio no antigo IAPETEC, nas mãos do dentista Dr. João Tenório, perdendo muitos dentes por falta de uma boa orientação.
Tempos antigos. Memórias boas e sofridas, também.
Tempo de inocência. Pureza. Paz...
Tempo que não volta mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigado por sua participação!

DOUTRINAR E TRANSFORMAR - EMMANUEL - CHICO XAVIER

Meus amigos: Em verdade é preciso doutrinar para esclarecer. Mas é imprescindível, igualmente, transformar para redimir. Doutrinação q...